Teses e dissertações orientadas

 

Doutorado

 

Evandro Orfanó Figueiredo. 2014. Doutorado, Curso de Pós-Graduação em Ciências de Florestas Tropicais – PPG-CFT do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Título da tese: “Modelagem biométrica para árvores individuais a partir do LIDAR em área de manejo de precisão em florestas tropicais na Amazônia Ocidental” (Orientação: Philip M. Fearnside; co-orientação com Paulo Maurício Lima de Alencastro Graça) Defendida 06/10/14.

                                    <link>

 

Claudia Suzanne Marie Nathalie Vitel, Doutorado, Curso de Pós-Graduação em Clima e Meio Ambiente (CLIAMB) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)/Universidade Estadual do Amazonas (UEA) [Doutorado “co-tutelle”) com a universidade AgroParisTech, Montpellier, França] Tese: “Condições de mobilização do mecanismo de Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa Provenientes do Desmatamento e da Degradação Florestal-REDD+ pelas populações indígenas e da sua eficácia ambiental. Estudo de caso: dispositivo de gestão ambiental, projeto Carbono Florestal Suruí implementado na Terra Indígena Sete de Setembro, Rondônia, Brasil (Co-orientação: Philip M. Fearnside & Maya Leroy). Defendida AgroParisTech 19/08/14, CLIAMB 09/09/14.

 

Sumaia Saldanha de Vasconcelos. 2013. Incêndios florestais e queimadas no Amazonas: distribuição, suscetibilidade e emissões de carbono. Tese de doutorado, Curso de Pós-Graduação em Ciências Florestais Tropicais do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Manaus. Amazonas. 91 pp. Concluída 23/11/13 Orientador: Philip Martin Fearnside; co-orientação Paulo Maurício Lima de Alencastro Graça.

                                    <link>

 

Elisa Vieira Wandelli. 2009. Estoque de carbono em diferentes cenários de uso da terra ao Norte de Manaus, Amazônia central. Tese de doutorado, Curso de Pós-Graduação em Ecologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)/Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Concluída 14/01/09. Orientador: Philip Martin Fearnside.

                                                <link>

 

Euler Melo Nogueira. 2008. Densidade de madeira, forma de fuste e desenvolvimento de modelo alométrico para estimativa de biomassa em florestas abertas no arco do desmatamento da Amazônia brasileira. Tese de doutorado, Curso de Pós-Graduação em Ciências Florestais Tropicais do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)/Universidade Federal do Amazonas (UFAM). (Concluído 12 Fev. 2008). Orientador: Philip Martin Fearnside. [http://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/1190]

                                                <link>  <English version>  <INPA link>

 

Reinaldo Imbrózio Barbosa. 2001. Estoque de carbono e emissão de CO2 e gases-traço pela queima e decomposição da biomassa vegetal em ecossistemas de savana (cerrado) de Roraima, Amazônia brasileira. Tese de doutorado, Curso de Pós-Graduação em Ecologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)/Universidade Federal do Amazonas (UFAM). (Concluído 19 de março de 2001). Orientador: Philip Martin Fearnside.

                                                <link> 

 

Mestrado

 

Heberton Henrique Dimas de Barros. “Perdas de carbono ocasionadas por degradação florestal, estudo de caso de Terras Indígenas na fronteira de desmatamento” Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências de Florestas Tropicais– PPG-CFT, INPA. (Orientação: Philip M. Fearnside; co-orientação: Paulo Maurício Lima de Alencastro Graça) Situação: Defendido 25-10-16.

                                      <link>

 

Aurelio Diaz Herraiz “Efeitos socioambientais das enchentes de 2013/14 do rio Madeira no extrativismo da castanha do Brasil (Bertholletia excelsa) e da seringueira (Hevea brasiliensis) na Resex Lago do Capanã Grande. Manicoré/AM” Mestrado Profissionalizante em Gestão de Áreas Protegidas-MPGAP, INPA (Orientação: Philip M. Fearnside; co-orientação: Paulo Maurício Lima de Alencastro Graça) Situação: Defendido. 08/07/2016

                                       <link>

 

Camila Julia Pacheco Ramos “Simulação da dinâmica espacial do desmatamento nos municípios sob influência direta da Ponte do Rio Negro, Amazonas” Programa de Pós-Graduação em Ecologia, INPA (Orientação: Philip M. Fearnside; co-orientação: Paulo Maurício Lima de Alencastro Graça) Situação: Concluído 14 de ago. de 2015. [http://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/1995]

                                    <link> <INPA link>  

 

Aline dos Santos Brittocaracterização da extração seletiva de madeira na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma e sua zona de amortecimento Mestrado Profissionalizante em Gestão de Áreas Protegidas-MPGAP, INPA (Orientação: Paulo Maurício Lima de Alencastro Graça; co-orientação: Philip M. Fearnside) (Concluído 20/07/15).

                             <link>

 

Jéssika Luane Silva. Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Ciências de Florestas Tropicais – PPG-CFT do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Título da dissertação: “Danos Florestais e Estimativa do Estoque de Carbono em Áreas de Manejo Florestal sob Concessão Pública: Floresta Nacional do Jamari – RO, Brasil (Orientação: Philip M. Fearnside; co-orientação: Paulo Maurício Lima de Alencastro Graça) (Concluído 26/06/14).

                                      <link>

 

Henrique Seixas Barros. Mestrado, Curso de Pós-Graduação em Ciências de Florestas Tropicais – PPG-CFT do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Título da dissertação: “Avaliação de efeitos de borda sobre o estoque de carbono do solo de florestas de terra firme no Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais, Amazônia Central”. (Orientação: Philip M. Fearnside) (Concluído 26/09/13).

                                      <link>

 

Pedro Augusto Costa Roriz. Mestrado, Curso de Pós-Graduação em Ciências de Florestas Tropicais – PPG-CFT do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Título da dissertação: “Como o Novo Código Florestal (Lei N° 12.651/2012) afeta o desmatamento no Município de Boca do Acre-AM”. (Orientação: Philip M. Fearnside) (Concluído 26/09/13).

                                      <link>

 

André Luiz Menezes Vianna. Mestrado, Curso de Pós-Graduação em Ciências de Florestas Tropicais do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) .“Emissões de Carbono Decorrentes do Manejo Florestal Comunitário da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, AM”. Orientador: Philip Martin Fearnside; co-orientação Paulo Maurício Lima de Alencastro Graça. Concluído 06 de set. de 2011.

                                      <link>

 

Maurice Seiji Tomioka Nilsson, Mestrado, Curso de Pós-Graduação em Ecologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)/Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Dissertação: “Efeitos da mobilidade dos Yanomami sobre o ecossistema florestal de seu território Concluído 09/09/10.

                    <link> [Capítulo 1 em inglês / Chapter 1 in English]

     <link> [Capítulo 1 em português / Chapter 1 in Portuguese]

 

Aurora Miho Yanai, 2010. Simulação da Dinâmica do Desmatamento na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma sob a Influência da Rodovia BR-319. Dissertação de mestrado, Curso de Pós-Graduação em Ciências de Florestas Tropicais do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Concluído 20/08/10. Orientador: Philip Martin Fearnside; co-orientação Paulo Maurício Lima de Alencastro Graça.

                                       <link>

 

Paulo Eduardo Barni. 2009.  Asfaltamento da Rodovia BR-319: Efeito ‘dominó’ pode elevar as taxas de desmatamento no sul do Estado de Roraima. Dissertação de mestrado, Curso de Pós-Graduação em Ciências de Florestas Tropicais do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)/Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Concluído: 02/10/09. Orientador: Philip Martin Fearnside; co-orientação Paulo Maurício Lima de Alencastro Graça. [http://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/2085]

                                                <link> <INPA link>

 

Gabriel Cardoso Carrero. 2009. Dinâmica do desmatamento e consolidação de propriedades rurais na fronteira de expansão agropecuária no sudeste do Amazonas. Dissertação de mestrado. Curso de Pós-Graduação em Ecologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)/Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Concluído 25/09/09. Orientador: Philip Martin Fearnside.

                                                <link>

 

Claudia Suzanne Marie Nathalie Vitel. 2009.  Modelagem da dinâmica do desmatamento de uma fronteira em expansão: Lábrea, município do Estado do Amazonas. Dissertação de mestrado, Curso de Pós-Graduação em Ciências de Florestas Tropicais do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)/Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Concluída 27/03/09. Orientador: Philip Martin Fearnside; co-orientação Paulo Maurício Lima de Alencastro Graça. [http://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/2084]

                                                <link>   <INPA link>

 

Allan Razera. 2005. Análise da viabilidade da quantificação do desmatamento evitado em uma frente agropecuária da Amazônia brasileira. Dissertação de mestrado. Curso de Pós-graduação em Ciências de Florestas Tropicais, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. 99 pp.. Orientador: Philip Martin Fearnside.

                                                <link>

 

Mário Vito Comar. 1994. Uma Avaliação Energética da Cidade de Itacoatiara, Na Amazônia Central: Sua Indústria de Compensados e Laminados e A Várzea da Bacia do Rio Madeira. Dissertação de mestrado, Curso de Pós-Graduação em Ecologia, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) . Orientador: Philip Martin Fearnside.

                                                <link> <English version>

 

Reinaldo Imbrózio Barbosa. 1994. Efeito Estufa na Amazônia: Estimativa da Biomassa e a Quantificação do Estoque e Liberação de Carbono na Queima de Pastagens Convertidas de Florestas em Roraima, Brasil. Dissertação de mestrado em Ecologia, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Orientador: Philip Martin Fearnside.

                                                <link>

 

Walba Malheiros Guimarães. 1993. Liberação de Carbono e Mudanças Nos Estoques dos Nutrientes Contidos Na Biomassa Aérea e No Solo Resultante de Queimadas de Florestas Secundárias Em Áreas de Pastagens Abandonadas.. Dissertação de mestrado em Ecologia, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Orientador: Philip Martin Fearnside.

                                                <link>

 

Maria Clara da Silva. 1991. Ecologia de Subsistencia de Uma Populacao Cabocla Na Amazonia Brasileira. Dissertação de mestrado em Ecologia, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Orientador: Philip Martin Fearnside.

                                                <link>