Teses e dissertações orientadas

 

Doutorado

 

Sonaira Souza da Silva. 2017. “Dinâmica dos incêndios florestais no Estado do Acre”. Doutorado, DINTER Curso de Pós-Graduação em Ciências de Florestas Tropicais – PPG-CFT do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) & Universidade Federal do Acre. Orientação: Philip M. Fearnside; co-orientação com Paulo Maurício Lima de Alencastro Graça): Defendida 17/08/17.

                                    <link>

 

Evandro Orfanó Figueiredo. 2014. Modelagem biométrica para árvores individuais a partir do LIDAR em área de manejo de precisão em florestas tropicais na Amazônia Ocidental Doutorado, Curso de Pós-Graduação em Ciências de Florestas Tropicais – PPG-CFT do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). (Orientação: Philip M. Fearnside; co-orientação com Paulo Maurício Lima de Alencastro Graça) Defendida 06/10/14.

                                    <link>

 

Claudia Suzanne Marie Nathalie Vitel, Condições de mobilização do mecanismo de Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa Provenientes do Desmatamento e da Degradação Florestal-REDD+ pelas populações indígenas e da sua eficácia ambiental. Estudo de caso: dispositivo de gestão ambiental, projeto Carbono Florestal Suruí implementado na Terra Indígena Sete de Setembro, Rondônia, Brasil Doutorado, Curso de Pós-Graduação em Clima e Meio Ambiente (CLIAMB) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)/Universidade Estadual do Amazonas (UEA) [Doutorado “co-tutelle”) com a universidade AgroParisTech, Montpellier, França] (Co-orientação: Philip M. Fearnside & Maya Leroy). Defendida AgroParisTech 19/08/14, CLIAMB 09/09/14.

 

Sumaia Saldanha de Vasconcelos. 2013. Incêndios florestais e queimadas no Amazonas: distribuição, suscetibilidade e emissões de carbono. Tese de doutorado, Curso de Pós-Graduação em Ciências Florestais Tropicais do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Manaus. Amazonas. 91 pp. Concluída 23/11/13 Orientador: Philip Martin Fearnside; co-orientação Paulo Maurício Lima de Alencastro Graça.

                                    <link>

 

Elisa Vieira Wandelli. 2009. Estoque de carbono em diferentes cenários de uso da terra ao Norte de Manaus, Amazônia central. Tese de doutorado, Curso de Pós-Graduação em Ecologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)/Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Concluída 14/01/09. Orientador: Philip Martin Fearnside.

                                                <link>

 

Euler Melo Nogueira. 2008. Densidade de madeira, forma de fuste e desenvolvimento de modelo alométrico para estimativa de biomassa em florestas abertas no arco do desmatamento da Amazônia brasileira. Tese de doutorado, Curso de Pós-Graduação em Ciências Florestais Tropicais do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)/Universidade Federal do Amazonas (UFAM). (Concluído 12 Fev. 2008). Orientador: Philip Martin Fearnside. [http://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/1190]

                                                <link>  <English version>  <INPA link>

 

Reinaldo Imbrózio Barbosa. 2001. Estoque de carbono e emissão de CO2 e gases-traço pela queima e decomposição da biomassa vegetal em ecossistemas de savana (cerrado) de Roraima, Amazônia brasileira. Tese de doutorado, Curso de Pós-Graduação em Ecologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)/Universidade Federal do Amazonas (UFAM). (Concluído 19 de março de 2001). Orientador: Philip Martin Fearnside.

                                                <link> 

 

Mestrado

 

Heberton Henrique Dimas de Barros. “Perdas de carbono ocasionadas por degradação florestal, estudo de caso de Terras Indígenas na fronteira de desmatamento Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências de Florestas Tropicais– PPG-CFT, INPA. (Orientação: Philip M. Fearnside; co-orientação: Paulo Maurício Lima de Alencastro Graça) Situação: Defendido 25-10-16.

                                      <link>

 

Aurelio Diaz Herraiz “Efeitos socioambientais das enchentes de 2013/14 do rio Madeira no extrativismo da castanha do Brasil (Bertholletia excelsa) e da seringueira (Hevea brasiliensis) na Resex Lago do Capanã Grande. Manicoré/AM” Mestrado Profissionalizante em Gestão de Áreas Protegidas-MPGAP, INPA (Orientação: Philip M. Fearnside; co-orientação: Paulo Maurício Lima de Alencastro Graça) Situação: Defendido. 08/07/2016

                                       <link>

 

Camila Julia Pacheco Ramos “Simulação da dinâmica espacial do desmatamento nos municípios sob influência direta da Ponte do Rio Negro, AmazonasPrograma de Pós-Graduação em Ecologia, INPA (Orientação: Philip M. Fearnside; co-orientação: Paulo Maurício Lima de Alencastro Graça) Situação: Concluído 14 de ago. de 2015. [http://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/1995]

                                    <link> <INPA link>  

 

Aline dos Santos Britto “Caracterização da extração seletiva de madeira na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma e sua zona de amortecimento Mestrado Profissionalizante em Gestão de Áreas Protegidas-MPGAP, INPA (Orientação: Paulo Maurício Lima de Alencastro Graça; co-orientação: Philip M. Fearnside) (Concluído 20/07/15).

                             <link>

 

Jéssika Luane Silva.Danos Florestais e Estimativa do Estoque de Carbono em Áreas de Manejo Florestal sob Concessão Pública: Floresta Nacional do Jamari – RO, Brasil Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Ciências de Florestas Tropicais – PPG-CFT do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). (Orientação: Philip M. Fearnside; co-orientação: Paulo Maurício Lima de Alencastro Graça) (Concluído 26/06/14).

                                      <link>

 

Henrique Seixas Barros.Avaliação de efeitos de borda sobre o estoque de carbono do solo de florestas de terra firme no Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais, Amazônia Central”. Mestrado, Curso de Pós-Graduação em Ciências de Florestas Tropicais – PPG-CFT do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). (Orientação: Philip M. Fearnside) (Concluído 26/09/13).

                                      <link>

 

Pedro Augusto Costa Roriz. “Como o Novo Código Florestal (Lei N° 12.651/2012) afeta o desmatamento no Município de Boca do Acre-AM”. Mestrado, Curso de Pós-Graduação em Ciências de Florestas Tropicais – PPG-CFT do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). (Orientação: Philip M. Fearnside) (Concluído 26/09/13).

                                      <link>

 

André Luiz Menezes Vianna. Emissões de Carbono Decorrentes do Manejo Florestal Comunitário da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, AM”. Mestrado, Curso de Pós-Graduação em Ciências de Florestas Tropicais do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Orientador: Philip Martin Fearnside; co-orientação Paulo Maurício Lima de Alencastro Graça. Concluído 06 de set. de 2011.

                                      <link>

 

Maurice Seiji Tomioka Nilsson, Efeitos da mobilidade dos Yanomami sobre o ecossistema florestal de seu território” Mestrado, Curso de Pós-Graduação em Ecologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)/Universidade Federal do Amazonas (UFAM).  Orientador: Philip Martin Fearnside. Concluído 09/09/10.

                    <link> [Capítulo 1 em inglês / Chapter 1 in English]

     <link> [Capítulo 1 em português / Chapter 1 in Portuguese]

 

Aurora Miho Yanai, 2010. Simulação da Dinâmica do Desmatamento na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma sob a Influência da Rodovia BR-319. Dissertação de mestrado, Curso de Pós-Graduação em Ciências de Florestas Tropicais do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Concluído 20/08/10. Orientador: Philip Martin Fearnside; co-orientação Paulo Maurício Lima de Alencastro Graça.

                                       <link>

 

Paulo Eduardo Barni. 2009.  Asfaltamento da Rodovia BR-319: Efeito ‘dominó’ pode elevar as taxas de desmatamento no sul do Estado de Roraima. Dissertação de mestrado, Curso de Pós-Graduação em Ciências de Florestas Tropicais do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)/Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Concluído: 02/10/09. Orientador: Philip Martin Fearnside; co-orientação Paulo Maurício Lima de Alencastro Graça. [http://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/2085]

                                                <link> <INPA link>

 

Gabriel Cardoso Carrero. 2009. Dinâmica do desmatamento e consolidação de propriedades rurais na fronteira de expansão agropecuária no sudeste do Amazonas. Dissertação de mestrado. Curso de Pós-Graduação em Ecologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)/Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Concluído 25/09/09. Orientador: Philip Martin Fearnside.

                                                <link>

 

Claudia Suzanne Marie Nathalie Vitel. 2009.  Modelagem da dinâmica do desmatamento de uma fronteira em expansão: Lábrea, município do Estado do Amazonas. Dissertação de mestrado, Curso de Pós-Graduação em Ciências de Florestas Tropicais do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)/Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Concluída 27/03/09. Orientador: Philip Martin Fearnside; co-orientação Paulo Maurício Lima de Alencastro Graça. [http://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/2084]

                                                <link>   <INPA link>

 

Allan Razera. 2005. Análise da viabilidade da quantificação do desmatamento evitado em uma frente agropecuária da Amazônia brasileira. Dissertação de mestrado. Curso de Pós-graduação em Ciências de Florestas Tropicais, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. 99 pp.. Orientador: Philip Martin Fearnside.

                                                <link>

 

Mário Vito Comar. 1994. Uma Avaliação Energética da Cidade de Itacoatiara, Na Amazônia Central: Sua Indústria de Compensados e Laminados e A Várzea da Bacia do Rio Madeira. Dissertação de mestrado, Curso de Pós-Graduação em Ecologia, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) . Orientador: Philip Martin Fearnside.

                                                <link> <English version>

 

Reinaldo Imbrózio Barbosa. 1994. Efeito Estufa na Amazônia: Estimativa da Biomassa e a Quantificação do Estoque e Liberação de Carbono na Queima de Pastagens Convertidas de Florestas em Roraima, Brasil. Dissertação de mestrado em Ecologia, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Orientador: Philip Martin Fearnside.

                                                <link>

 

Walba Malheiros Guimarães. 1993. Liberação de Carbono e Mudanças Nos Estoques dos Nutrientes Contidos Na Biomassa Aérea e No Solo Resultante de Queimadas de Florestas Secundárias Em Áreas de Pastagens Abandonadas.. Dissertação de mestrado em Ecologia, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Orientador: Philip Martin Fearnside.

                                                <link>

 

Maria Clara da Silva. 1991. Ecologia de Subsistencia de Uma Populacao Cabocla Na Amazonia Brasileira. Dissertação de mestrado em Ecologia, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Orientador: Philip Martin Fearnside.

                                                <link>